segunda-feira, 20 de junho de 2016

AMO SER TIA...

Hoje me deu vontade de escrever sobre como é bom ser Tia, e como é perfeito conviver com um ser tão puro e cheio de carinho. 

Diferente de todos os amores que conheço, este é o mais lindo (ao meu ver), até porque ainda não sou mãe para falar do enorme e inexplicável amor que uma mãe sente por seu filho. Lembro-me bem do dia que soube que iria ser tia, na minha cabeça passava um filme, caraca, eu iria ser tia e não tinha ainda todas as coisas que desejará quando isso acontecesse, foram dias imaginando se aquele bebê iria gostar de me, tal como sou... Não tinha nem uma formatura ainda, um emprego, que pudesse me da o gosto de presentear com o que eu quisesse. E logo eu soube que seria tia de uma menina, um mundo rosa estava começando a tomar conta dos meus pensamentos, a escolha do nome, os significados, arrumação do seu quartinho com seus detalhes pensados e desejados carinhosamente.

Depois da separação dos meus pais, esse seria um acontecimento grandioso para nossa família, uma princesinha enviada por Deus, para iluminar e alegrar nossos dias. Ao longo dos demorados nove meses, eu tava ali à todo o tempo ao lado da minha irmã, podem me chamar de babona, ou de Tia coruja, eu não ligo, mas era eu quem conversava com Sophia (Ah, esse é o nome dela, que significa Sabedoria, o Pai dela que sonhou com esse nome e assim foi registrada), no ventre de minha irmã, que acho e tenho quase certeza, que é justamente por isso que ela não me esquece, agora ela me chama de Titia, e essa é a forma mais carinhosa que fui chamada até hoje... 

Tenho muitas saudades dela, nem sempre posso ir vê-la, o meu tempo está corrido e viajar para o interior (Rafael Fernandes) é preciso que seja para passar dois ou três dias no mínimo, visto que passo mais tempo viajando do que aproveitando a minha linda e preciosa sobrinha. E nesse meio tempo eu venho aprendendo coisas linda com Sophia, e sobre ser tia, ah todos os dias eu aprendo uma nova coisa. 

     Todos os dias eu tenho que falar com minha irmã para saber o que ela aprendeu, o que ela fez, e como ela estar, e ser tia eu descobri que é você amar um ser que você não gerou, mas que ama e cuida como fosse sua. É rezar para o anjinho da guarda dela todos os dias e pedir proteção e cuidado para ela, sempre. É poder passar dias cantando a galinha pintadinha (até mesmo no chuveiro) porque seu estoque de música ficou escondido e você não consegue lembrar de nem uma delas, ser tia de menina é um mundo rosa lindo e cheios de novas descobertas todos os dias, além de ter que esconder suas makes para que ela não destrua tudo querendo usa-las.

Enfim, eu sou completamente apaixonada pela minha sobrinha.



sábado, 4 de junho de 2016

O SOL E A LUA

Sabe quando dizem que o Sol e a Lua são apaixonados? Já li varias coisas a respeito e sempre me pergunto como eles conseguem permanecer tanto tempo longe um do outro... O sol é para me o homem, sério, na dele, calado e lindo, tem um brilho que nos permite receber a vitamina D todos os dias, já a Lua a mulher, frágil, elegante e apaixonada, porque não dizer sonhadora, bem, ambos se amam há anos e se entregaram ao amor sem nem pensarem nas consequências (como o de viverem separados durante anos)...

A história me lembra o amor único e de longe o impossível, mas também o mais lindo, aquele que ama, mas que não pode amar, aquele que sonha em um dia ficar junto, mas que precisam se separar, se falam, mas não se encontram, se amam, mas não podem ficar juntos. Eles só sonham com o dia deles... o dia que podemos cegar ao presenciar tanto amor, o dia do Eclipse, a noite mágica, sensível e perfeitamente linda.

 Em noites triste eu tenho a mania de falar com a lua (talvez seja loucura, eu sei, rsrsrs mas acho que ela me entende), vez ou outra quando olho para o céu, percebo-a tão solitária e triste, sua luz clareia as noites mas ao mesmo tempo escurece com sua solidão.O saber esperar deles, é o que eterniza o amor que eles sentem.

A lua dos enamorados, a lua dos apaixonados, a lua dos solitários, são muitos os adjetivos que damos para a lua, mas nem sabemos de verdade se ela, a eterna amada do sol é realmente a lua dos amados! Comparo com os amores impossíveis, pessoas que se amam, mas não podem ficar juntas por alguém motivo...mas que se apegam na esperança de um dia poder também viver o Eclipse.

Somos seres que precisamos de alguém, "uma costela para esquentar nas noites frias", ou simplesmente alguém que nos faça bem, alguém que possamos compartilhar dia e dias, alguém que como diz a letra da música de Matheus e Cauã "Quando você fica ao lado de uma pessoa, E ela mesmo em silêncio lhe faz bem [...]" 
Precisamos amar e sermos amados, mesmo que demoremos anos para encontrar aquele alguém, porque assim como o Sol e a Lua, um dia nos encontraremos e segaremos o mundo com tanto amor.
E tudo o que sei é que o Sol e a Lua se completam!

Feliz Dia, Mês e Ano dos Namorados!





terça-feira, 3 de maio de 2016

O QUE É PRECISO PARA SER FELIZ?

Na minha opinião não é preciso muito para ser feliz. Eu fico olhando para as crianças por exemplo, elas são felizes com poucas coisas...apenas uma rede por exemplo, Sophia (minha sobrinha), ela ri tanto quando a balançamos na rede, dá cada gargalhada, e que lindo é a inocência de ser feliz com tão pouco... quem dera que nós adultos fossemos como as crianças que com uma boneca, um carrinho ou uma rede sorri com o coração e se sentem felizes com o pouco que têm.

A felicidade é uma questão de como você olha tudo ao seu redor e tira dela coisas boas...Eu não moro em uma mansão, não tenho carro de luxo (aliás não tenho nem um carro), não sou formada numa graduação que me faça ganhar dinheiro com abundância, não viajo para outros países, não como caviar todos os dias, enfim, essas coisas que achamos que traz a felicidade, que para me isso é uma balela.

Eu sou feliz a partir da educação que meus pais me deram, eu sou feliz com a saúde que tenho, eu sou feliz com os poucos amigos que a vida me deu, eu sou feliz na minha vidadinha, tal como ela é... e de verdade eu não mudaria absolutamente nada (talvez a minha altura, mas essa é outra questão).

Hoje li uma reportagem muito emocionante, sobre um pai que passou horas em frente a um fórum, amarrado a uma árvore, fazendo greve, para que as autoridades da sua pequena cidade pudessem comprar o leite especial para sua filhinha que custa mais ou menos 1600,00, pois a criança faz uso e a família não tem condições financeiras para comprar. Diante disso, eu penso, todos na minha família possuem boa saúde, graças a Deus, então porque reclamar disso ou daquilo (coisas bobas)? vejo esse pai em um grande desespero para alimentar a sua bebê que infelizmente nasceu com problemas...

A felicidade meus caros leitores está na grandiosidade de Deus, VIVER! Essa sim é a grande e verdadeira felicidade.. os nossos membros em perfeito estado, e podemos ir e vir sem depender de ninguém para nos levarmos ou se temos apenas arroz e feijão para comermos todos os dias ainda assim, agradeça e pense que nesse enorme mundo em que vivemos existem pessoas em situações piores. Todos os dias temos um lindo amanhecer, então, curta, confie e agradeça.

Sabe uma coisa que me faz se sentir feliz todos os dias? ouvir música para acalmar alma, eu sei que a vida não é fácil, mas também se fosse não teria graça, porque é com as dificuldades que aprendemos a sermos mais fortes a casa dia, talvez aprender a viver todos os dias seja uma dádiva.






quarta-feira, 27 de abril de 2016

O RISCO - NILDINHA FREITAS


Hoje o Blog apresenta um dos Poemas escritos pela minha grande Amiga Nildinha Freitas. Suas palavras são lindas e tocam profundamente nosso coração... visto que o poeta escreve com a alma... Então chegou a hora de nos deliciamos com suas palavras... Obrigada Nildinha por me deixar apresentar sua arte.

O Risco

Eu fiz um traço

Eu fiz um risco em uma folha em branco.

A folha em branco
A folha branca
Minha vida.

O risco
O traço
Meus planos.

Tracei um caminho
Resolvi seguir.

O traço
O risco
Virou laço
Enlaçou de vez.

Não recordo o que projetei 
Acreditei no risco
No traço 
Esperei que se inventassem, 
Reinventei.

O traço que tracei, 
Não seguiu só.
O risco que risquei, 
Não foi pra onde mandei.

O traço ganhou outro traço, 
Virou outro risco, 
Outro laço, de aço. 



No traço

No risco
Na folha 
No verso
No reverso

Refiz
Recriei 
Vivi 
Fui feliz
Sou feliz

Chorei
Sorri 
Amei e amo

Nos braços me enlaço!
-
Nildinha Freitas






sábado, 23 de abril de 2016

O MELHOR LUGAR DO MUNDO É DENTRO DE UM ABRAÇO



Eu poderia escrever um poema ou cantar aqui a música de Jota Quest, que levou o título desta postagem hoje, mas falar em abraço é simples e ao mesmo tempo complexo, porque são tantas sensações sentidas que as vezes nem conseguimos descrever o que é, visto que sentimos como se sua alma tocasse a alma do outro (quando abraça), só que, em cada pessoa a sensação transferida no abraço muda. Quando eu abraço Sophia (minha sobrinha) e ela me abraça, eu consigo sentir a pureza do amor de uma criança, e por ser criança no abraço se sente protegida e amada, quando a criança abraça ela aperta forte e ri com um lindo sorriso largo, é difícil descrever com quantas coisas boas o abraço nos presenteia.

Quando abraço meus pais, a reação é igual a de uma criança, proteção e afeto, saber que aqueles que amamos podem nos abraçar quantas vezes pedirmos, só que quando adultos não abraçamos tanto o quanto gostaríamos, talvez a vergonha ou talvez o tempo, a distância. Ao abraçarmos nossos avós a sensação que temos é de um bem estar imensurável, são nossos pais duas vezes, podemos abraçar forte e fraquinho ao mesmo tempo, com o medo de que seus ossos frágeis se quebrem em meio ao aperto do amor, meus avós adoram serem bajulados, são fofos e muito queridos.

Um outro abraço gostoso é dos amigos, aqueles verdadeiros, de anos luz, amigos que abraçamos quando estamos tristes, magoados ou quando reencontramos, mais para me o melhor abraço de amigo é quando fazemos as pazes depois de uma briga besta, o abraço de reconciliação, de apoio e de um amor que já passou por poucas e boas... Eu tenho neles uma família advinda do tempo de escola e mais alguns do tempo de catequese, são poucos, mas são o suficiente para me fazerem acreditar que amizade ela supera anos, obstáculos e brigas.

Por último eu guardei o abraço que também considero "importante", abraçar o namorado, marido ou affair, a sensação é de como quando está se fazendo uma massagem de relaxamento, que tem a sensação de dor seguida de um relaxamento profundo. É uma proteção diferenciada da proteção do abraço da família, é sentir seu corpo tremer quando seu sistema ósseo arrepia por inteiro. Por isso é tão complicado expressar o abraço em apenas uma palavra, talvez uma sensação abstrata, confusa e gostosa. E o meu melhor abraço foi quando meu rosto descansou por alguns lindos segundos no peito de alguém, que me abraçava tão forte que até podia ouvir o som dos meus ossos se estalarem, foi o abraço mais apertado e gostoso que senti, eu podia ouvir seu coração bater de tanta felicidade e eu não falava nada, apenas sentia a estranha maneira do que é abraçar.

Assim fala a canção de Jota Quest:

"[...]Tudo que a gente sofre
Num abraço se dissolve
Tudo que se espera ou sonha
Num abraço se encontra [...]

   

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

EU TENHO UM MEDO BOBO...

Por dias acreditei não ter medo, por dias acreditei que podia tudo o que quisesse, talvez me sentisse forte ou talvez insubstituível. Meu ego de boa mocinha me fez perceber que talvez eu não fosse boa o bastante para superar as ilusões que criei. Não fui boa o suficiente para notar que a vida não acontece como agente quer que aconteça.
Eu tenho medo de errar novamente nas coisas que superei, eu tenho medo de não fazer feliz as pessoas que quero fazer.. é um medo diferente daquele que sentimos quando criança, é complexo, profundo e totalmente desorganizado, é querer fazer a coisa certa o tempo todo e num mesmo instante notar que está fazendo tudo errado.

É preciso libertar esse medo eu sei.. mas como fazer isso? o medo do escuro quando criança passou, mas será que o medo de fraquejar, decepcionar e errar vai passar também? será que sento e espero ou encaro e tento acender a luz?
Tenho medo de permanecer sozinha na vida, tenho medo de me imaginar sem as pessoas que amo, tenho medo de olhar para trás e notar que pessoas saíram da minha vida, algumas sem motivos, outras foi por causa do destino, do tempo, da trajetória que temos que fazer...

Eu tenho "medos bobos e coragens absurdas",  coragem de querer mais para a minha vida, coragem de errar quantas vezes precisar porque eu sei que é "errando que se aprende" ou porque quando eu cair, vão existir pessoas que irão me apoiar e me segurar pelo braço, para que eu não desista de lutar, de tentar e de querer fazer melhor numa próxima vez.



terça-feira, 19 de janeiro de 2016

DA VÍRGULA AO PONTO FINAL

As vezes necessitamos de um choque de realidade para acreditarmos ou enxergarmos tudo o que está acontecendo a nossa volta. Terminar um namoro e ainda não saber o motivo é algo difícil de compreender e até de aceitar, mais  é uma experiência válida, já que tudo vira um amadurecimento com um tempo. A vida vez ou outra nos chama atenção, digo isso porque acreditava que gostar de um alguém e esse alguém de mim, nos faríamos ficar unidos para 'sempre', mas tudo foi diferente... Precisei perder para saber que esse alguém não era tão importante como achei que fosse, e percebi que mesmo depois de tantos sorrisos juntos, e de tantos momentos inesquecíveis, a vida mim proporciona aventuras diferentes, perder alguém que você achava que não conseguiria viver sem, que não teria motivos para sorrir ou momentos inesquecíveis sem aquela pessoa é a coisa mais boba que colocamos em nossos pensamentos.

Deus nos da um amanhecer lindo todos dias e com ele uma nova chance de acertar, de aprender e de submeter-se ao novo. Esquecer da pessoa que aprendemos a amar todos os dias, durante semanas, anos, é bem difícil, mais cabe a nós queremos a nossa mudança interna e externa e nos amarmos antes de todo e qualquer pensamento torto que vier ao nosso encontro. A vida é assim, muitas pessoas passam, muitas permanecem e muitas se vão, as vezes lembramos com saudades e cheios de carinho, talvez porque estas pessoas marcaram nossas vidas e isso nos faz acreditar que são eternas em nossos corações. Todos temos medo de seguir a vida sozinhos quando o relacionamento acaba, mais acabamos esquecendo que em nossa vida tem pessoas que nos amam e querem o nossos bem e é por essas pessoas que nos amam e que amamos que merecemos reescrever a nossa história, sem lágrimas e sem medos, dá para as pessoas que continuam em nossas vidas os nossos melhores sorrisos.

Recomeçar e da um ponto final ao que realmente queremos é um aprendizado que levaremos para a vida. Nem sempre a vírgula nos fará pessoas felizes e amadas, um ponto resolve, acalma e tranquiliza. Talvez seja cliché dizer: "Sacode a poeira dos pés e continua a caminhar."





  

sábado, 2 de janeiro de 2016

DE UM ANO NOVO SEM RANCORES


Para muitos a época do Natal e do Ano Novo, é tempo de perdão e de perdoar, agradecer e renovar pedidos, receber e doar. Em conjunto com tantas coisas boas o perdão para mim é o mais importante de todos, saber perdoar à quem um dia te feriu ou perdoar-se a se próprio de algo que cometeu. É sempre em finais de ano que nos questionamos sobre nossos comportamentos nos 365 dias que temos do ano, talvez algumas pessoas consigam fazer tudo ao pé da letra, já outros por outro lado se esquivam de tentar uma mudança, interna ou externa em suas vidas.
Começar 2016 para mim foi sentir em meu coração a sorte e o desejo de um ano leve, quero deixar para trás os anos que passaram, e que estes não deixem saudades, mais sim aprendizados que com certeza obtive. E para o novo ano eu optei pela mudança, foi ai que diante de tantas coisas ocorridas envoltos de um ano "péssimo", eu busquei proporcionar ser uma nova pessoa, pedi perdão aos amigos que por motivos diversos me afastei e lhes neguei a voz por tempos, pedi perdão a quem um dia julguei mal, e todo esse reconhecimento por parte exclusivamente da minha pessoa, e essa atitude tomada mim fez tirar um peso no qual sua carga estava muito pesada.
Hoje com apenas dois e/ou quase três dias (que provavelmente eu só consiga publicar depois) do novo ano, percebo o quanto fez bem para minha alma e para meu coração perceber que sempre é tempo de se perdoar e também de perdi perdão. Deus tem sido tão generoso comigo que nem ao menos sei explicar a sua grandiosidade, o seu amor para com nós todos, ao descobrir isso percebo que o mundo precisa de paz e de mais pessoas unidas, deixar de lado as brigas por nada, deixar para trás as coisas ruins e olhar para frente com um olhar esperançoso e acima de tudo um olhar mais irmão.
Eu percebi isso à tempo, graças a Deus, então meus leitores, nunca é tarde para recomeçar, se você não se da bem com seu irmão, seu pai, seu amigo, seu marido, sua esposa, faça as pazes e seja feliz, guardar mágoa não faz bem ao coração e nem ao corpo, no fundo você sente falta daquela pessoinha na sua vida.. igual como mim senti ao "perder" amigas por algum tempo, é preciso deixarmos de sermos superiores e nos submetermos ao abraço fraterno de uma reconciliação. 
Recomeçar, é essa a oportunidade que Deus está nos dando nesses 366 dias (ano bixesto), e a cada dia temos uma nova página, justamente para fazermos direito em nossas vidas.
Seja Feliz!



"Feliz
aquele que vive
sem pensar nos
finais e revive
seus começos
por meio do
Amor."
- Eu me chamo Antônio